No ano de 1960, foi disputada pela primeira vez na história a Copa Libertadores da América. Além de ser a principal competição do continente, é uma de maiores prestígios no eixo mundial. O maior campeão é o Independiente, da Argentina, com sete títulos. Agora o que alguns nunca pararam para se perguntar: de onde surgiu o nome do torneio?
Apesar do seu início no primeiro ano da década de 1960, a copa só foi chamada pelo nome que tem atualmente em 1965. Neste ano, a competição foi batizada como "Copa Libertadores da América", homenagem aos ícones das independências das nações sul-americanas, como José Gervasio Artigas, Simón Bolívar, José de San Martín, Pedro I, entre outros.
No dia 24 de novembro de 2018, aconteceria o segundo jogo da final da 59° edição da Copa Libertadores. O confronto é entre Boca Juniors e River Plate, o clássico mais quente do planeta. Entretanto, a partida não foi realizada naquela data. Membros da torcida do River Plate apedrejaram o ônibus do Boca Juniors, enquanto a equipe visitante chegava ao Monumental de Nuñez. O ato, inclusive, deixou alguns jogadores da equipe rival feridos. A CONMEBOL tentou, de certa forma, fazer com que o duelo acontecesse no mesmo dia, mas não foi possível, já que não havia mais clima para disputar-se uma final continental.
Após tentar repassar a final para outra semana e, novamente, falhar, a entidade organizadora decidiu passar a decisão para a Europa. O país escolhido? a Espanha. Sim, um dos principais colonizadores das Américas. Um verdadeiro desrespeito em sequência. Pode parecer irônico, mas é real: a final acontecerá longe da Argentina, distante da nossa cultura, esquecendo a rica história do torneio e do nome a ele atribuído.
Opiniões a parte, o jogo acontece neste domingo (9), às 17:30 (Brasília), no Santiago Bernabeu, em Madri. O primeiro confronto terminou empatado, 2 a 2. Em caso de título, os Millonarios alcançam o tetracampeonato. Em contrapartida, caso vença, os Xeneizes se igualam ao Independiente e levantam o caneco pela sétima vez. A conquista da América ainda garante vaga no Mundial de Clubes da FIFA, que começa na próxima quarta-feira (12), nos Emirados Árabes Unidos.
Por: José Roberto Coutinho
Foto: Reprodução/Google
Comentarios