Depois de 12 anos, o torcedor do Fortaleza comemorou a volta da equipe à elite do futebol nacional. De quebra, festejou com o primeiro título nacional do clube, no ano do centenário. De fato, é um conto de fadas. Na noite do último sábado (17), o Goiás, após uma vitória gigante por 3 a 1 contra o Oeste, em São Paulo, retornou ao topo do futebol brasileiro também. Mas está em jogo ainda muita coisa na série B do Brasileirão. Outros dois clubes vão se juntar ao leão do Pici e ao esmeraldino para jogar a série A em 2019. Conheça os concorrentes para a vaga:
CSA-AL
O CSA, para a nossa equipe, dependia quase que apenas da matemática. Entretanto, foi derrotado na 'decisão' contra o Avaí, mesmo jogando em casa, na rodada 37, por 1 a 0. Na última rodada, vai enfrentar o já rebaixado Juventude, no Alfredo Jaconi (Rio Grande do Sul). Em tese, o azulão só depende de suas próprias forças, já que Avaí e Ponte Preta, times que estão no G-4 no momento, vão se cruzar também no próximo sábado. O time tem 59 pontos e, com a última derrota, caiu da segunda para a quinta posição. Sua última participação na série A foi em 1987, figurando no módulo amarelo.
Ponte Preta
Com o triunfo na última terça-feira (13) contra o Coritiba - vitória por 2 a 0 no Majestoso-, a macaca chegou ao G-4, com 59 pontos. Na teoria, a Ponte depende dela mesma para voltar à elite, mas terá de guerrear na última rodada. Para quem curte trocadilhos, vem aí, no dia 24 de novembro de 2018, a batalha da Ressacada. Avaí e Ponte farão um duelo pelo acesso, não faltarão emoções. O time paulista cresceu bastante na reta final e alcançou o topo e, certamente, não quer mais sair. Se para o torcedor supersticioso, uma estatística animar, a macaca é o segundo melhor visitante do campeonato. Atrás apenas...do Avaí! O time campineiro caiu da A para a B no ano passado e busca retornar a elite sem perder tempo.
Avaí
De duas, uma batalha já foi vencida. O time que figurou durante quase toda a competição entre os quatro primeiros, está sendo muito valente neste fim de campeonato. O leão catarinense, em um jogo emocionante, derrotou o CSA, fora de casa. Agora, vai encarar a Ponte Preta, no Ressacada. Sim, outro concorrente direto na briga pelo acesso. Na terceira posição com 60 pontos, o Avaí pode até empatar que garante o acesso. O equilíbrio ajudou e muito o time sulista nesta saga. A vitória no último sábado (17), não foi obra do acaso. O Avaí é o MELHOR visitante desta série B. Dentro de casa, por natureza, sempre foi muito seguro. Se tudo correr como previsto pelo torcedor leonino, a volta à série A está mais próxima do que muitos imaginam. Assim como a macaca, o Avaí deseja retornar ao topo do futebol brasileiro sem perder tempo, após ser rebaixado em 2017.
Possível zebra?
Na lista do EAR, optamos por colocar as equipes que estão mais próximas do acesso. Entretanto, por questões matemáticas, o Atlético Goianiense tem chances de subir. O time goiano teria que aplicar uma goleada história em cima do Paysandu (no Pará), equipe que luta contra o rebaixamento, e torcer para que Ponte Preta e CSA perdessem na rodada. É sim muito difícil, quase impossível, mas são essas histórias que nos motivam a assistir e descobrir ainda mais o quanto o futebol tem para nos contar.
Por: José Roberto Coutinho
Foto: Divulgação / Fábio Leoni / Pontepress
Comentários