Não, você não está ficando louco, é isso mesmo que leu: o Campeonato Carioca 2019 começa agora, em dezembro de 2018. Poucos sabem e, infelizmente, isso tira o valor das equipes que estão em disputa nesta primeira fase. Porém, com a forma atenciosa de sempre, a turma do EAR conta tudo para vocês.
O regulamento, apesar de não ser longo, não é tão simples. A competição inicia-se com seis equipes, mas nada de forma aleatória. Em questão, Nova Iguaçu e Macaé, que tiveram as piores campanhas da fase principal em 2018, Goytacaz e Resende, que conseguiram a salvação no grupo X (que já será explicado), e Americano e América, que alcançaram o acesso pela Série B1 (a segundona). Acontecem apenas partida de ida e os dois melhores times juntam-se aos grandes e também a Boavista, Volta Redonda, Portuguesa, Bangu, Cabofriense e Madureira.
Em relação as outras equipes (que não avançaram), entrará, então, em disputa o grupo X, que nada mais seria que um quadrangular da morte, já que é disputada em turno e returno e define a temporada dos times envolvidos. Na disputa, os dois últimos caem para a segundona, enquanto os dois primeiros permanecem na seletiva para 2020.
Voltando ao assunto que inicia a discussão, a primeira rodada da seletiva começa neste sábado (22) e de maneira agitada, com direito a clássico. O destaque é para o duelo "Tio Sam", que marca o encontro entre Americano e América-RJ. Além do contexto histórico, o confronto reedita a final da Série B1 deste ano, que deu o título ao Mecão.
1° rodada (Carioca - primeira fase)
Resende x Macaé (Trabalhador - 16h)
Americano x América (Cardoso Moreira - 16h)
Nova Iguaçu x Goytacaz (Laranjão - 16h)
No fim da seletiva, a equipe que ocupar a liderança preenche o grupo C, que tem Flamengo e Botafogo como grandes, além de Boavista, Bangu e Cabofriense. Já o vice, vai para o grupo B, ao lado de Fluminense, Vasco, Madureira, Portuguesa e Volta Redonda.
Por: José Roberto Coutinho
Foto: Divulgação
Comments