top of page
Foto do escritorImprensa EAR

Goyta-Cano: Quem leva a melhor no maior clássico do interior do Rio de Janeiro?



Não é de agora que o município de Campos dos Goytacazes é dividido, no que diz respeito ao futebol, entre torcedores de Americano e Goytacaz. As equipes foram fundadas quase que no mesmo ano, ambas antes do início da segunda década do século XX (o Goytacaz dois anos mais velho). E a rivalidade, normal do esporte, surgiu naturalmente por uma disputa para saber quem é o maior do município.


Do primeiro encontro até hoje, o duelo sai faísca. Os números também não se escondem. O dérbi de Campos é expressivo na matemática. O Americano, por muito pouco, leva a melhor no retrospecto do confronto, com 79 vitórias (cinco a mais que o arquirrival). Evidenciando o equilíbrio, são 71 empates, contando com o 1 a 1 no Campeonato Brasileiro de 1977, a primeira vez em que houve o encontro nesta competição.


A discussão sobre quem é maior não ficará por conta da equipe do EAR, que busca sempre evitar participar da polêmica. Entretanto, fato é que nesta quinta-feira (27/12) haverá mais uma batalha, desta vez pela Seletiva do Cariocão 2019. O palco é o estádio Ary de Oliveira e Souza (Aryzão), que já contou tantas histórias a respeito deste clássico. O primeiro, inclusive, foi em 1938, com triunfo para o Alvianil, 3 a 1.


Na Seletiva, que iniciou na semana passada, os times tiveram resultados diferentes. O Goytacaz perdeu para o Nova Iguaçu por 2 a 1, enquanto o Americano derrotou o América por 1 a 0, em Cardoso Moreira. A notícia que animou os amantes do futebol veio nesta quarta-feira (26/12), com o TJD liberando a presença de torcedores. O público, certamente, dará ainda mais brilho ao Goyta-Cano, que foi marcado na história por ser um dos confrontos mais quentes do Brasil. E amanhã, sem sombra de dúvidas, será a escrita de mais um capítulo.


A partida terá início às 17h (Brasília) e será válida pela 2° rodada da Seletiva do Cariocão 2019. Em caso de vitória, o Americano chega a 6 pontos, podendo se isolar na liderança do grupo que dará uma vaga à fase principal do Campeonato Carioca do próximo ano.


Por: José Roberto Coutinho

Foto: Divulgação

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page